Em 2016, a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) anunciou o “Projeto Ubin”, uma exploração no ramo de blockchains do governo local.

O projeto é dividido em cinco fases. O primeiro, que analisou a prova de conceito para realização de pagamentos interbancários usando a tecnologia blockchain, foi concluído no início deste ano. A segunda fase, que terminou no início deste mês, viu o desenvolvimento de três modelos diferentes de pagamentos interbancários usando o blockchain.

Agora, o teste do MAS está buscando a entrega de títulos, pagamentos transfronteiriços e, finalmente, usando uma versão digital do dólar de Cingapura para realizar transações reais e a compra de ativos.

“Espero que no próximo ano tenhamos todos esses elementos alinhados “, disse Sopnendu Mohanty, diretor de Fintech do MAS, à CNBC por telefone na quinta-feira.

Vários bancos importantes, incluindo o Bank of America Merrill Lynch, Citi e Credit Suisse, estão envolvidos no projeto.

Não tenha medo de fazer experimentos e não caia em armadilhas de mudanças na política. Alguns reguladores têm medo de fazer experimentos por causa dessa tremenda pressão externa sobre eles. Estamos tentando mudar essa cultura globalmente.

Mohanty disse que esta é uma maneira de “montar um ecossistema mais amplo para que todos aprendamos juntos”.

O chefe de Fintech do MAS não disse como o experimento poderia afetar a regulamentação em torno das moedas digitais, ou se resultaria em um produto comercializável. Em vez disso, a esperança é mostrar a outros reguladores que a experimentação com novas tecnologias é positiva.

“Não tenha medo de fazer experimentos e não caia em armadilhas de mudanças na política. Alguns reguladores têm medo de fazer experimentos por causa dessa tremenda pressão externa sobre eles. Estamos tentando mudar essa cultura globalmente”, disse Mohanty.

O interesse em moedas digitais como bitcoin aumentou acentuadamente este ano. Muitos reguladores estão investigando como lidar com o aumento das criptografia. A China, por exemplo, definiu restrições severas ao comércio de criptomoedas, enquanto o Japão reconheceu o bitcoin como método de pagamento.

Outros países também estão buscando emitir sua própria moeda digital como Cingapura. A Estônia também deu sinais de que está desenvolvendo um projeto semelhante.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome