Vale a pena minerar criptomoedas em computadores pessoais? Como escolher uma moeda para minerar? Que equipamento é usado na mineração?

Com os preços dos ativos digitais em mudança constante e vários outros fatores para se considerar, a mineração acaba sendo um assunto nebuloso e confuso para iniciantes. Reunimos aqui algumas dicas de como descobrir as melhores criptomoedas para a mineração.

Razões para a Mineração

Existem basicamente dois motivos por trás da mineração de criptomoedas. O mais altruísta é apenas apoiar um projeto e garantir velocidades de transação razoáveis. Alguns mineradores apoiarão uma moeda ou um token não-lucrativo na expectativa de que seu preço aumentará.

No entanto, o motivo mais imediato para a mineração é a recompensa imediata ​devido ao alto preço de mercado de um ativo digital.

Mas é importante lembrar que, mesmo com os altos preços do Bitcoin e outras criptomoedas, a mineração pode, no final, tornar-se inviável, especialmente para os mineradores em pequena escala. Alguns dias se parecem com isto:

Fonte: cryptocompare.com

A terceira razão é uma mistura dos outros dois: minerar uma moeda para apoiar um projeto com a esperança de retorno lucrativo em algum ponto no futuro.

Mineração em casa ainda é possível?

É possível adquirir equipamentos de mineração e conectá-los a uma pool de mineração. Mas você precisaria arcar com o alto custo inicial do equipamento, seja ele específico para essa finalidade, como as AntMiners, ou de uso amplo, como placas de vídeo (GPUs).

A mineração de qualquer moeda nos últimos meses tornou-se mais difícil em razão de como as criptomoedas são configuradas. Quanto mais mineradores existirem, mais difícil será resolver o enigma criptográfico que recompensa os mineradores. Isso quer dizer que quando muitos mineradores se juntam à uma pool, o resultado acaba sendo lucros reduzidos para todo mundo.

Não escolha moedas, escolha algoritmos

Existem diferentes algoritmos para mineração de moedas, e existem diferentes equipamentos de mineração para todos eles. Algumas moedas e algoritmos ainda exigem pouco poder de hashing e podem ser mineradas mesmo com uma GPU mais barata, como as da AMD.

O algoritmo de hashing X11 tem uma ampla base de fãs. Comparado com SHA-256 (ex: Bitcoin) e Scrypt (ex: Litecoin), este tipo de mineração é muito mais eficiente em termos de energia e não requer máquinas especializadas. E o investimento em um único GPU para mineração de moedas X11, como Dash, é muito menor.

Mesmo com a queda recente, a DASH seria uma das moedas X11 com a melhor relação lucro/risco para a mineração. Outras moedas representam um risco muito maior em razão das variações do preço do mercado. DASH, no entanto, tem uma equipe sólida por trás e boa liquidez nas exchanges. Existem certamente opções de criptomoedas para mineração mais lucrativas, porém os riscos de perda são maiores*.

Mineração com computador pessoal: vale a pena?

Bitcoin, Litecoin e Ethereum não são mais acessíveis para mineração em pequena escala. Mas se você deseja dar os primeiros passos na mineração e sentir-se de volta à infância das criptomoedas, existe o algoritmo CryptoNight que é usado em vários tipos de moedas.

Esta opção é reservada apenas para processadores multi-core de alta potência e com memória RAM suficiente. Mas ainda é possível baixar o software de mineração e se juntar a um pool de mineração.

Uma boa moeda que usa esse algoritmo é a Monero, que teve uma explosão de preço recentemente, chegando a valer mais de $333 dólares no momento dessa publicação.

O site MinerGate oferece uma interface altamente intuitiva, para que você possa facilmente configurar seu poder de computação de modo a obter o maior lucro na mineração.

As estrelas da mineração

Atualmente, o algoritmo de Scrypt contém uma série de moedas vencedoras, lideradas pela Litecoin. Comprar equipamentos de mineração Scrypt pode ser caro, no entanto, algumas pools de mineração oferecem fácil acesso às moedas que compartilham desse algoritmo.

É importante estudar as moedas e avaliar o preço de mercado atual das mesmas. A Worldcoin, por exemplo, é uma moeda que está adormecida há um bom tempo. Olhando para o gráfico de hashrate da moeda, parece que os mineradores costumam adotar e abandonar o token constantemente, o que pode ser observado pela grande flutuação na taxa de hash.

Fonte: coinwarz.com

Compare-a agora com a hashrate do Litecoin. É possível notar claramente a ascensão do poder de mineração dedicado à moeda, bem como a estabilidade da rede.

Fonte: coinwarz.com

É óbvio que esta é uma comparação injusta, pois o Litecoin está presente no mercado há vários anos e possui um valor de mercado múltiplas vezes maior do que a Worldcoin e outras moedas.

Uma comparação mais justa talvez seja a Viacoin, cuja mineração hoje é mais rentável do que as duas moedas anteriores:

Fonte: coinwarz.com

Acompanhamento da taxa de rentabilidade da mineração

Se você estiver interessado em minerar mais do que um punhado das moedas mais conhecidas, você precisará automatizar o processo.

Felizmente, existem aplicativos que tornam o processo automático, levando em conta a dificuldade, preços de mercado e outros fatores.

Os mineradores em nuvem também contam com a opção de interromper o contrato, uma vez que este não seja mais rentável. Mas, para a escolha personalizada de moedas, especialmente para moedas obscuras, um processo automatizado se faz necessário.

Mineração e malwares

Tenha muito cuidado ao fazer o download de software de mineração. Se possível, obtenha o código-fonte dos aplicativos a partir das páginas oficiais da moeda no GitHub.

Algumas versões do software de mineração podem conter malware. Examine sempre os arquivos através de um antivírus se você os baixar de outros sites.

Como encontrar novas moedas para minerar

Se você quer encontrar moedas sem muita análise prévia e escolher com base no algoritmo e rentabilidade, acompanhe os gráficos do WhatToMine. A rentabilidade é atualizada em tempo real, permitindo que os usuários façam um julgamento e escolham moedas mais versáteis para mineração, embora também com risco maior.

O motivo principal da mineração de moedas menores é a esperança de valorização no longo prazo. Por isso, certifique-se de saber como vender esses tokens e verificar com antecedência se eles estão listados em uma exchange confiável e que você possa acessar e usar facilmente.

* Em razão da queda drástica que todo o mercado de criptomoedas sofreu, a lucratividade da mineração de praticamente todas as moedas foi reduzida. No entanto, a DASH tradicionalmente oferece retornos positivos sobre a mineração. É importante monitorar constantemente para constatar se a mineração de uma determinada moeda ainda é viável.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome