Blockchain

    0
    804

    Blockchain é uma estrutura de dados que permite criar um registro ou livro-razão digital das transações realizadas, tornando possível o compartilhamento destas informações através de uma rede descentralizada de computadores. A blockchain faz uso de criptografia para permitir que cada participante da rede possa manipular estes registros de uma maneira segura, sem a necessidade de uma autoridade central no controle desses acessos.
    Uma vez que um bloco de informações é registrado no livro-razão da blockchain, é extremamente dificil modificá-lo ou removê-lo. Quando alguém deseja adicionar um registro (o que acontece ao efetuar uma transferência, por exemplo) os participantes da rede, que possuem uma cópia de todos estes registros, rodam algoritmos que avaliam e verificam a validade da transação proposta. Se um número considerável de participantes confirmam a validade da transação (a transação confere com o histórico da blockchain), então a nova transação é aprovada e um novo bloco é adicionado à blockchain. A este processo nós damos o nome de mineração.
    Existem diferentes configurações de blockchain. A blockchain do Bitcoin, por exemplo, é pública e livre, o que significa que qualquer pessoa pode participar e contribuir para o seu livro-razão. Muitas empresas também estão adaptando blockchains privadas nas suas operações, onde somente usuários com permissão podem acessar e modificar os registros.

    Comentários do Facebook
    « Voltar para o Glossário
    COMPARTILHAR
    Artigo anteriorBloco Gênesis
    Próximo artigoCarteira