Na manhã desta terça-feira, 13/06, a Bitfinex lançou oficialmente o token IOTA (IOT) em sua plataforma. Negociado nos pares IOT/BTC e IOT/USD, os tokens da rede IOTA se tornaram acessíveis publicamente pela primeira vez. Esse lançamento representa um marco histórico para o projeto IOTA.

“A listagem em exchanges é um evento essencial para todos os projetos envolvendo criptomoedas”, disse o fundador da IOTA David Sønstebø à CNN. “Isso demonstra que a tecnologia está pronta para o mercado e para uma audiência maior”.

Observando os números do lançamento, fica evidente que o mercado recebeu a IOTA de braços abertos.

Antecipação dos Consumidores

Depois do anúncio oficial da listagem em 4 de Junho, a Bitfinex passou a ser “inudada por solicitações de detalhes sobre a listagem”, como disse o representante da exchange, Brandon Carps. “Nunca vimos nada parecido”. A demanda foi tanta que acabou gerando um atraso considerável no departamento de suporte da empresa.

“A listagem em exchanges é um evento essencial para todos os projetos envolvendo criptomoedas. Isso demonstra que a tecnologia está pronta para o mercado e para uma audiência maior”

Após o lançamento oficial, o volume de transações acabou sobrecarregando os servidores da Bitfinex, que ficaram indisponíveis temporariamente. Dentro das primeiras três horas de negociação, mais de 15 milhões foram negociados entre os pares IOT/USD e IOT/BTC (mais do oque o dobro do volume em USD e dez vezes mais o volume em BTC do lançamento oficial da Ripple na Bitfinex).


Isso foi o suficiente para colocar a IOTA entre as 10 primeiras criptomoedas no ranking de capitalização de mercado. No momento da publicação, o valor dos tokens IOT ultrapassa 1.6 bilhões de dólares, posicionando o token acima da Litecoin e DASH.

Confira a cotação de mais de 700 criptomoedas aqui

A proposta da IOTA é servir de combustível para a comunicação entre máquinas, o que a torna ideal para aplicações em IoT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas”). É a primeira criptomoeda a operar independentemente da blockchain e sem taxas de transação, tornando-a ideal para micro-transações.

Com a era da Internet das Coisas se aproximando cada vez mais, fica fácil entender o sucesso da proposta da IOTA. O que fica em dúvida é se esse entusiasmo será o suficiente para manter a valorização do token no longo prazo.

Comentários do Facebook

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome