Por que as taxas de transação não foram afetadas?”, Perguntou um usuário no Reddit.

Outro postou uma imagem de um homem cutucando a palavra “SegWit” com uma vara, dizendo: “Vamos, faça algo…”

Esses comentários são indicativos da reação de alguns usuários quando à ativação da Segregated Witness (SegWit), uma mudança de código que aconteceu no Bitcoin semana passada, após quase dois anos de testes e debates.

Embora a tecnologia muito difundida seja bem conhecida por duas coisas – aumentar o tamanho médio do bloco e preparar o caminho para uma rede veloz e segura – quando o SegWit finalmente foi ativado em 23 de agosto, a mudança de código não desencadeou imediatamente esses benefícios.
No entanto, é de se esperar que levará algum tempo antes que a tecnologia tenha um impacto notável na capacidade da rede.

Mesmo muitos “exploradores de blocos” (ferramentas de análise da blockchain usadas para examinar blocos e transações) ainda não adicionaram muita informação em relação à SegWit, tornando difícil rastrear o uso da nova tecnologia até agora.

SegWit.party rastreia quantas transações em SegWit estão em cada bloco, mostrando que eles avançaram de cerca de 0,5% das transações para 1% por bloco durante a vida útil da tecnologia de seis dias. Enquanto isso, outro gráfico mostra o tamanho total do bloco.

A ativação da SegWit não teve qualquer impacto visível até agora.

A OXT.me, do especialista em análise de dados de bitcoin, acompanha o número total de transações SegWit feitas por dia. Além disso, rastreia mais alguns outros novos dados, como o novo “tamanho de bloco virtual”.

Conforme demonstrado por esses gráficos, também há muito espaço para adoção.

O papel das empresas de bitcoin

Então, por que o aumento não foi maior? Cabe aos usuários e às empresas de bitcoin incorporar e realmente usar a tecnologia. Como a maioria dos usuários de bitcoin depende de uma carteira externa para enviar transações, é necessário que essas carteiras asotem a tecnologia antes que possam fazer uso da SegWit.

Enquanto pelo menos 140 empresas de bitcoin prometeram fazê-lo no futuro, a adoção pode levar algum tempo. Algumas carteiras estão esperando para adicionar suporte para a tecnologia por razões de segurança. Os desenvolvedores também argumentam que é mais seguro testar a tecnologia antes de abri-la aos usuários.

É por isso que a carteira full node mais popular de bitcoin, a Bitcoin Core, não suporta SegWit. O engenheiro da empresa, Greg Maxwell, argumentou:

O uso do SegWit antes da ativação é inseguro e pode levar à perda de fundos se os mineradores se comportam de forma maliciosa”

No entanto, ele acrescentou que os desenvolvedores já podem usar a linha de comando para fazer as transações via SegWit.

O suporte às carteiras de consumidores e empresas anda a passos lentos. A implementação da infraestrutura pela BitGo (que oferece suporte à várias bolsas e carteiras) ainda está em planejamento, enquanto as carteiras hardware, como Ledger e Trezor, já suportam a tecnologia.

Futuro incerto?

Mesmo depois de meses de campanha sobre a idéia de que o SegWit redefiniria como o tamanho do bloco é calculado, continua a existir um contingente que acredita que essa métrica é a chave para a escala da rede.

No entanto, com o SegWit ativado, diferentes tipos de transações agora têm diferentes “pesos”. As transações antigas e não-SegWit têm um peso de 4. Portanto, se um bloco foi preenchido apenas com transações não-SegWit, o tamanho do bloco ainda é 1 MB. Enquanto isso, as transações SegWit têm um peso menor de 0,25.

Quanto ao que isso significa no cálculo de um novo tamanho de bloco, dependerá do número de transações segwit que os usuários fazem. Mesmo a longo prazo, é provável que haja uma mistura de transações SegWit e não-SegWit.

Alguns desenvolvedores antecipam um tamanho médio de bloco de cerca de 1.7MB. Outros argumentam que, devido a incentivos de mineração, poderia atingir aproximadamente 2MB.

Mas, frustrados por anos de inatividade, algumas partes interessadas da rede podem ver as mudanças como muito pequenas para estimular o crescimento contínuo do bitcoin.

Já algumas empresas de bitcoin estão apostando neste argumento, apoiando um plano controverso para forçar a rede novamente em novembro a aumentar o tamanho dos blocos. (O principal desenvolvedor, Jeff Garzik, CEO da Bloq, já preparou o cenário para o que poderia ser uma ofensiva completa usando esse argumento nas próximas semanas e meses).

Olhando para o futuro, o gráfico acima pode revelar-se um campo de batalha fundamental. Embora a SegWit permaneça em um período de testes, com os usuários contando com o aumento da adoção, ainda há muita incerteza envolvida.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome