O que segue é a tradução de uma apresentação recente que Woo deu a uma audiência de 1000 gestores de fundos, banqueiros e traders na cidade de Nova York, durante a conferência inaugural Concensus Invest organizada pela CoinDesk. O que segue são os seus slides e comentários.

Prefácio

Eu não venho de Wall Street. Eu não sou um analista formalmente treinado. Os meus antecedentes provêm do mundo das tecnologias e startups emergentes. Por essa razão, minha visão e análise tendem a estar “fora da caixa”.

Esta é uma breve visão geral de algumas das minhas ideias. Talvez devêssemos chamar isso de “maiores sucessos de Woobull”.


Eu publiquei esse padrão fractal “3 gatos e uma lua” que o BTC seguiu de forma confiável por 3 anos em fevereiro deste ano. Curiosamente, deixou de funcionar após a publicação.

A publicação coincidiu com o momento da decisão da ETF de Bitcoin. Minha teoria era que o dinheiro de Wall Street não conseguiu entrar por meio de um ETF, então os traders compraram diretamente o ativo em torno de março de 2017. Vimos um aumento no preço, quando o preço realmente deveria ter diminuído de acordo com meus modelos.

O dinheiro novo mudou o perfil comercial psicológico em que o Bitcoin estava sendo negociado. Um novo animal entrou no mercado.


A Razão NVT (NVT Ratio) é outra invenção minha. Isso funciona como a Razão PE de Bitcoin, indicando quando o preço da BTC superou o seu valor fundamental. Como a Razão PE em ações, as empresas de crescimento rápido exibem índices mais altos, da mesma forma que a Bitcoin apresentou maiores valores na Razão NVT em sua fase de crescimento inicial precoce.

Note que este é um indicador tardio e é melhor usado para distinguir a sobrevalorização (e o início de uma temporada de “ursos”, ou tendência de queda) de uma consolidação durante a fase de “rebote do gato morto” (dead cat bounce) durante a correção de preço.


OK… então, onde estamos hoje em 2017? Estamos em 0,5% da oferta monetária mundial.


O número de usuários é de aproximadamente 1% da população mundial. (Estimativas variam de 1-3%). Isto é equivalente à internet por volta de 1996.


Com o Bitcoin, estamos vendo a contagem de usuários dobrar a cada 12 meses. Isso tem como base o meu trabalho seguindo os dados do Google Trends no número de pesquisas pelo preço do BTCUSD.

Se essa tendência persistir, estamos a 9 anos de distância da metade do mundo usando Bitcoin.


Aqui está outra visão do crescimento do Bitcoin em um gráfico de longo prazo. Lembre-se, cada linha no eixo Y representa um acréscimo de 10 vezes. Todos os cripto-ativos combinados representam apenas 0,5% do dinheiro mundial.

Parece pouco, mas estamos a 66% do caminho em nossa jornada para ultrapassar o dólar (M1).


Deixe-me reiterar, Bitcoin está à 4 anos de exceder a moeda de reserva mundial. Parece radical, não?


Os dados sugerem que, até 2022, a volatilidade da Bitcoin também será quase tão baixa quanto o FOREX de moedas fiduciárias.

Isso significa que a sua avó pode ter uma conta de poupança em USD ganhando 1% ao ano, ou ela pode ter uma conta poupança em BTC ganhando 1% por semana com perfis de risco semelhantes.


Agora, Bitcoin não é a única história a ser contada aqui. Nós temos altcoins competitivas que estão em uma trajetória de subida ainda maior. Eu removi algumas das 10 principais moedas para tornar este gráfico mais claro.
Então, deixe-me ampliar a perspectiva um pouco e falar sobre onde estamos no cenário histórico monetário de 10.000 anos.


Em 2013, eles chamavam o Bitcoin de dinheiro da droga. Em 2017, eles chamaram de bolha. Não estamos em uma bolha. Estamos na fase final da digitalização do mundo.

Estamos vendo a fase final da pós-revolução industrial, que começou nos anos 1960 e 1990 com a invenção do microprocessador até a expansão da Internet.

Bitcoin não é apenas dinheiro. É a invenção de uma escassez digital nativa da Internet. E com esse avanço, o software vai devorar o mundo financeiro.

Os ativos da Blockchain serão maiores do que os aproximadamente 70 trilhões em dinheiro, os mais de 80 trilhões de ações, e os cerca de 200 trilhões em imóveis. Tudo isso será digitalizado.

Então, onde nos encontramos em 2018?


Reserva (Stealth), Conscientização (Awareness), Mania e Explosão (Blow-off) são os estágios do ciclo de investimento. Com o Bitcoin, apenas nerds investiam na primeira fase. O dinheiro inteligente começou a entrar durante a fase de conscientização.

Normalmente, o dinheiro institucional chega durante a fase de conscientização, mas, devido às barreiras reguladoras, as instituições não podiam entrar nesse mercado. Por isso, agora vemos o dinheiro institucional chegando tarde e competindo com o dinheiro do varejo na fase de mania precoce para criar uma temporada de explosão no preço agora no último trimestre de 2017 e em 2018.


Aproximando ainda mais, nós também estamos vendo o Bitcoin perdendo seu domínio absoluto nos últimos 5 anos. Este é um sinal de que os mercados começam a amadurecer, uma vez que uma economia totalmente digital não deve ser composta por 95% de dinheiro. As indústrias acabarão migrando para esta economia quando amadurecer completamente. (Dados do Coinmarketcap)


Vejamos o desempenho individual das outras moedas. Este é um gráfico das 125 principais moedas por valor de mercado. Como você pode ver, há muitas oportunidades de investimento que podem superar o Bitcoin. (Bitcoin pode ser visto como a linha de preços mais antiga acima).

Esse último slide mostra essencialmente todo o mercado. As cores mais escuras que se deslocam para mais claras representam as principais 200 moedas, 400 moedas, 600 moedas, etc.

As moedas mais recentes estão superando as moedas mais antigas em geral. Compras de moedas aleatórias neste mercado tendem a ter um desempenho neutro.

Seleção e filtragem é a chave.

Eu sugiro selecionar apenas como um Investidor Anjo faria. Conheça o time, entre em contato e se pergunte: eles são competentes? Verifique sua tecnologia, leia o código fonte – trata-se de uma tecnologia útil que resolve um problema real? Quão grande o mercado pode crescer? Qual é a dinâmica do token? O token é projetado para alta ou baixa velocidade de transação?


Os projetos bem sucedidos seguirão o que eu chamo de trajetória de lançamento Falcon 9.

Aproveite a trajetória íngreme de subida por 2-3 anos, depois aloque o capital em novos projetos capazes de subir de forma abrupta. É um modelo ideal para capital de risco. Os retornos que o Bitcoin ofereceu em 2011-2013 ainda estão disponíveis hoje, mas há trabalho envolvido para encontrar as novas gemas.

Obrigado, e feliz investimento para 2018. Grande parte da minha pesquisa é publicada no meu blog na Woobull.com e minha pesquisa mais recente no Twitter em @woonomic.

Publicado originalmente em http://woobull.com/the-state-of-crypto-markets-q4-2017/

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome