Os bancos centrais ao redor do mundo não parecem muito contentes com o fato de estarem se tornando obsoletos.

Após as restrições impostas pela China, Rússia e Coréia do Sul, a nação mais recente a se juntar à lista dos países que optaram pelo retrocesso é o Vietnã.

O banco estatal do país emitiu uma declaração formal que proíbe o uso de moedas virtuais para pagar por bens e serviços. A punição por oferecer e aceitar pagamentos em Bitcoin pode chegar a mais de USD 9.000.

O banco não expressa por que está proibindo o uso do Bitcoin, mas ressalta as formas de pagamento regulares: cheques, cartões de crédito, etc., como aceitáveis.

Nas palavras do banco administrado pelo governo;

A moeda virtual Bitcoin e outros similares não são meios legais de pagamento no Vietnã; A emissão, o fornecimento, o uso de bitcoin e outras moedas virtuais semelhantes como meio de pagamento são proibidos no Vietnã.

As motivações por trás dessa ação não foram compartilhadas publicamente, mas é provável que a política esteja envolvida, dado o passado que a nação compartilha com a China em particular.

Em setembro, os reguladores chineses aprovaram uma “proibição abrangente” em plataformas que permitem às pessoas comprar ou vender moeda virtual como Bitcoin ou Ethereum. Alguns teorizam que a proibição chegou à luz da 19ª convenção do partido, em uma tentativa de satisfazer os membros comunistas firmes.

A Coréia do Sul também proibiu recentemente a arrecadação de dinheiro através de criptomoedas e tokens, em especial as ofertas iniciais de moedas (ICOs).

De acordo com o Financial Times, mesmo os bancos britânicos estão começando a evitar empresas que lidam com Bitcoin.

Ed Pownall, da Coingeek, disse: “Um conceito tão perturbador para o status quo do setor bancário como Bitcoin traduz-se em uma resistência considerável à sua própria existência. Portanto, sabemos que muitos pretendem matá-lo ainda no nascimento”, disse ele.

Confira a Declaração do Banco Central do Vietnã na íntegra aqui.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome