Olhando através da lente do investimento em ações, um analista de Wall Street diz que o bitcoin continua sendo uma compra atraente enquanto permanecer sob pressão.

“O clima do mercado de criptomoedas é terrível neste momento”, disse Thomas Lee, chefe de pesquisa da Fundstrat Global Advisor, durante entrevista no programa “Fast Money” da CNBC.

Os investidores de longo prazo que obtiveram grandes ganhos estão preocupados quando observam a queda dos preços. Mas o bitcoin é uma grande reserva de valor. Funciona muito bem. É meio chato, porque não é o projeto mais recente e emocionante. Mas é também uma das formas mais líquidas de se obter exposição à criptomoedas.

Se um investidor não mantivesse suas as ações nos 10 melhores dias para o S&P 500 (índice do mercado americano) a cada ano, o retorno anualizado cairia de 9,2% para 5,4%, escreveu Lee em um relatório na quarta-feira.

Da mesma forma, “a estratégia de ‘comprar e manter’ (ou HODL) faz sentido para a BTC porque apenas um punhado de dias a cada ano representa a maior parte dos ganhos para a moeda”, disse Lee. “Por exemplo, em 2017, um total de 12 dias representam o retorno anual total do BTC.”

“HODL” surgiu de um erro de ortografia de “hold” (“guardar”, ou “segurar” em português) em uma mensagem no fórum BitcoinTalk, que muitos especularam ter sido escrita por um operador de bitcoin que se acreditava estar bêbado.

Os investidores no mercado acionário tradicional geralmente são aconselhados a comprar e manter ações, em vez de tentar negociar com o tempo ao custo de perder os ganhos de preço.

No entanto, não está claro se a análise histórica do mercado de ações de décadas é apropriada para a criptomoeda muito mais volátil e que tem menos de 10 anos de idade.

Lee descobriu que nos cinco anos desde 2013, os ganhos anuais do bitcoin foram alcançados em uma média de nove dias. Em comparação, ele disse que a análise para o desempenho do S&P 500 remonta a 1954.

A Bitcoin tem lutado para se recuperar acima de US $ 8.000 nos últimos três dias e caiu mais de 40% no ano até agora, depois de multiplicar mais de 13 vezes em preço em 2017, segundo o índice de preços da CoinDesk.

O índice de miséria bitcoin, um índice cunhado por Lee para ajudar os investidores a determinar quando comprar, vender ou manter as populares moedas digitais, ainda é baixo – por volta de 28, disse Lee.

Eu não acho que alguém que possui criptomoedas deve se sentir confiante. Mas ainda achamos que o bitcoin está em alta.

Os investidores que não detinham o bitcoin no passado teriam sofrido. Excluindo seus 10 melhores dias de desempenho a cada ano, o bitcoin caiu 25% ao ano entre 2013 e 2017, disse Lee.

Achamos que os investidores devem ser compradores pacientes de BTC.

Além disso, Lee disse que o atual preço de venda baixo do bitcoin oferece aos investidores que não estão familiarizados com a criptomoeda a chance de estudar o setor, em vez de saltar de vez no mercado. Ele recomenda, entre agora e o final do ano, colocar dinheiro em bitcoin ao invés do mercado tradicional de ações.

Apesar do cenário tão ruim quanto parece agora, o Bitcoin tem muito mais vantagens.

Lee foi estrategista-chefe de ações do J.P. Morgan Chase antes de ser co-fundador do Fundstrat em 2014. Ele emitiu seu primeiro relatório formal sobre bitcoin em julho e continua sendo o único grande estrategista de Wall Street a fazê-lo. Na quarta-feira, Lee manteve sua meta de preço de bitcoin no meio do ano de US $ 20.000 e US $ 25.000 para o final do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome