As altas taxas da rede são um dos principais assuntos no mundo do bitcoin atualmente.

A comunidade da criptomoeda está cheia de frustração sobre o assunto. Para se ter uma ideia, a taxa de transação média aumentou de centavos há alguns anos atrás para cerca de US$ 19 atualmente, transformando a ideia do bitcoin como um método de pagamento online mais barato em uma proposta risível.

Mas, apesar desses custos crescentes e do longo debate que causaram, os desenvolvedores e usuários argumentam que existem formas simples de diminuir as tarifas que não estão sendo totalmente aproveitadas.

Cortando as taxas pela metade

A SegWit foi elogiada como uma otimização que ajudaria a aumentar a escala da rede sem aumentar o tamanho do bloco durante debates no ano passado, mas apenas 12% das transações com bitcoin se aproveitam da tecnologia, mesmo que as transações SegWit custem metade das transações normais.

Nem todas as carteiras possuem capacidade SegWit, mas as carteiras de hardware Trezor e Ledger já suportam a tecnologia, e carteiras móveis, como a Edge (anteriormente Airbitz) e a carteira Samourai também.

Mas, para os usuários que não querem passar pelo problema de mudar de serviço de carteira, a capacidade da SegWit está a caminho de outras empresas também.

Coinbase e Blockchain.info estão trabalhando em implementações, mas ambos enfatizaram que a SegWit é uma mudança nova e complexa e que precisa ser estudada com cuidado – eles poderiam perder os fundos de usuários se ocorrer um erro grande o suficiente.

No entanto, à medida que o número de empresas que oferecem o novo recurso cresce, as taxas de transação do bitcoin irão diminuir. Alguns até argumentam que as taxas de transação desapareceriam completamente se as transações da SegWit substituíssem as transações normais.

Mas mesmo que as tarifas não fossem totalmente eliminadas, um tipo mais específico de endereço SegWit está em desenvolvimento, o que poderia potencialmente beneficiar os usuários no futuro próximo.

Jogo de estimativa

Enquanto os usuários aguardam a adoção em massa da SegWit, eles podem reduzir as tarifas individualmente usando os estimadores de tarifas.

Embora as primeiras carteiras de bitcoin não permitissem que os usuários escolham taxas, isso mudou, com muitas carteiras de bitcoin fornecendo ferramentas para estimar as taxas e ajudar os usuários a decidir quanto desejam pagar para efetuar uma transação.

Em suma, quanto maior for a taxa, mais rápida a transação será adicionada a um bloco, mas, por outro lado, os usuários não querem pagar caro. As novas ferramentas de cálculo de taxas tentam ajudar os usuários a atingir o equilíbrio certo.

Dito isto, alguns estimadores são melhores do que outros.

Alguns usuários verificam com ferramentas autônomas que consideram fatores diferentes, como o estimador do pesquisador de informática da Universidade de Freiburg, Jochen Hoenicke, que dá uma boa idéia de qual taxa é necessária para obter sua transação no próximo bloco.

Já o estimador da carteira Coinb.in considera a complexidade da transação – como a quantidade de dados enviados com a transação. As taxas também levam isso em conta, o que significa que mesmo uma transação de $ 1 poderia ter grandes taxas com base em uma grande quantidade de dados anexados à transação, enquanto uma transação de $ 1.000 poderia ter uma taxa menor se a quantidade de dados anexados a ela é limitada.

Os usuários criticaram alguns estimadores que propõe pagar taxas mais elevadas do que o necessário, mas isso é em parte porque as taxas são difíceis de prever. As taxas podem flutuar por várias razões. O dia da semana, por exemplo, pode ser um fator, uma vez que as pessoas geralmente fazem menos transações no fim de semana, o que significa que os atrasos nas transações serão menores e as tarifas não precisarão ser tão altas durante esse período.

Desta forma, os usuários que não precisam enviar dinheiro imediatamente sempre têm a opção de aguardar a diminuição do fluxo de transações na rede.

Além disso, existem mais maneiras rotineiras de eliminar as taxas de transação completamente, mas estas são altamente dependentes do que é usado como carteira ou exchange.

Por exemplo, é possível transferir bitcoin entre a Coinbase e GDAX gratuitamente, usando a sidechain própria da empresa.

Ferramentas para o longo prazo

Embora a idéia de juntar várias transações menores em uma grande transação tenha sido usada no espaço de pagamentos tradicionais por algum tempo, o conceito está se tornando mais popular para as empresas de bitcoin que processam pagamentos.

Se mais empresas usam esse recurso de forma eficaz, as taxas de transação de bitcoin podem ser reduzidas em até 80%, de acordo com estimativas. No entanto, vale a pena mencionar que o lote pode prejudicar a privacidade e é potencialmente mais lento, dependendo de como a empresa ou o usuário a implementa.

Apesar destas considerações, várias empresas, incluindo a Coinbase, anunciaram que pretendem implementar o “batching” (envio em lotes) para oferecer tarifas mais baixas.

Em um esforço para acompanhar todo o progresso da indústria em taxas decrescentes, Sergej Kotliar da Bitrefill lançou uma ferramenta que permite que os usuários vejam quão otimizadas são suas transações com bitcoin, mostrando se a transação usou lotes, SegWit ou alguns outros mecanismos para aumentar ou diminuir as taxas.

“Basta inserir uma ID de transação e ver se você está pagando demais por suas transações de bitcoin”, afirma Kotliar.

Além disso, olhando ainda mais para o futuro, os desenvolvedores do bitcoin estão trabalhando em diversos outros projetos, como a Lightning Network, que seria fundamental para reduzir as taxas de transação, mesmo que o número de pessoas que usam a rede continue a crescer.

Resumindo os esforços na indústria para reduzir as taxas de transação no curto prazo, o engenheiro da BitGo, Mark Erhardt, reiterou:

Há uma grande quantidade de poder de processamento de transações a se ganhar usando de forma mais eficiente a capacidade de rede que já está disponível.

Confira as ferramentas mencionadas no artigo

Análise de Fees das Transações: https://transactionfee.info/
Calculadora da CoinB: https://coinb.in/#fees
Gráficos das transações não-confirmadas: https://dedi.jochen-hoenicke.de/queue/#all
Status da adoção de endereços SegWit: http://segwit.party/charts/#

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome