O CME Group e o CBOE lançaram produtos futuros de bitcoin em dezembro, quando o bitcoin estava sendo negociado perto da alta recorde de cerca de US $ 20.000. O Bitcoin caiu mais de 65% desde então.

Lee disse em seu relatório que há “volatilidade significativa” no preço do bitcoin perto da data de vencimento dos contratos futuros do CME Group e do CBOE. Segundo ele, os operadores que compram bitcoins e contratos futuros a descoberto podem estar vendendo bitcoin durante o leilão de preço para fazer o preço cair e deixar seus contratos futuros “com um lucro considerável”.

A teoria de Lee levanta a perspectiva de que o bitcoin possa ser vulnerável à manipulação devido a contratos futuros. Os contratos futuros da CME e CBOE são liquidados com base em um preço derivado de leilões em várias bolsas. No entanto, muitas dessas bolsas têm liquidez relativamente baixa, o que significa que as pessoas poderiam potencialmente manipular o preço vendendo ou comprando quantias significativas de bitcoin durante o leilão.

Quanto mais baixos os volumes, mais fácil de manipular

John Spallanzani, o principal estrategista do GFI Group, disse estar preocupado com o fato de que baixos volumes na Gemini, uma das bolsas usadas para calcular o preço, possam tornar a criptomoeda vulnerável à manipulação.

“Quanto mais baixos os volumes, mais fácil de manipular”, disse ele.

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, que supervisiona os futuros de bitcoins, estaria envolvida em uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a manipulação do mercado do bitcoin. A natureza precisa da investigação não está clara neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome