Um número de propostas de melhoria do bitcoin visando aumentar a sua escalabilidade estão em discussão. Dentro das próximas duas semanas, teremos um desfecho, mesmo que temporário, podendo terminar em uma atualização sem turbulências, na divisão da blockchain em duas ou mesmo permanecendo como está.

Na data desta publicação, mais de 78% dos mineradores sinalizam sua preferência pelo BIP91. No entanto, se o suporte não ultrapassar os 80% até 1º de agosto, o BIP148 será ativado, aumentando a incerteza sobre o futuro do bitcoin.
Para ajudar a compreender as mudanças que estão por vir, preparamos o guia visual abaixo*:

Definições

SegWit2x (BTC1): Apoiada pelos mineradores e startups, esta proposta busca ativar o SegWit via soft fork, ao mesmo tempo em que se compromete a uma hard fork para aumentar o tamanho dos blocos três meses depois.

Segregated Witness (SegWit): Proposto pelos voluntários do Bitcoin Core em 2015, a SegWit visa aumentar a capacidade da rede através de um soft fork. O BIP141, como é chamado, requer pelo menos 95% de apoio dos mineradores para ser ativado durante o período de duas semanas.

BIP91: Criado pelo engenheiro da Bitmain, James Hilliard, o BIP91 busca a adoção da atualização do SegWit (SegWit2x) antes do dia 1º de agosto, tornando a proposta compatível com o BIP148. O BIP91 requer o suporte de 80% dos mineradores e possui um período de sinalização menor que o BIP141.

BIP148: Utiliza um mecanismo antigo para realizar mudanças no bitcoin, chamado de user-activated soft fork (UASF). Requer mais de 50% das pools de mineração apoiando a mudança. Sem este suporte, o BIP148 poderia ainda assim ativar e dividir a rede em duas blockchains.

Bitcoin ABC: Uma versão do cliente bitcoin que elimina o SegWit e ativa o tamanho de bloco dinâmico. Foi proposto primeiramente em reação à ideia do UASF, que possui forte oposição por setores da indústria. Se o bitcoin se dividir devido ao UASF BIP148, o Bitcoin ABC será lançado em uma blockchain diferente.

*Baseado em publicação da CoinDesk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome