No final do ano passado, a comunidade de criptomoedas antecipou um aumento no preço do bitcoin após o lançamento do mercado futuro de bitcoins operado pelo Chicago Board Options Exchange (Cboe) e pelo CME Group, duas das maiores bolsas de opções do mercado global.

Quase imediatamente após a entrada do Cboe e do CME Group no mercado de criptomoedas, o preço do bitcoin começou a aumentar rapidamente. Em poucas semanas, o preço do bitcoin chegou a US $ 19.000, superando US $ 24.000 na Coréia do Sul.

Volatilidade Extrema

Mas, da mesma forma que subiu, o preço do bitcoin caiu rapidamente de seu pico de US $ 19.000 para US $ 6.000, experimentando a terceira pior correção de sua história, com um declínio de 72% em relação à sua maior alta histórica. Atualmente, o preço do bitcoin permanece em US $ 7.400, o preço do bitcoin no início de novembro.

A correção de janeiro do bitcoin foi brutal e afundou todo o mercado com ela. Em maior ou menor grau, a maioria das criptomoedas no mercado seguiu a tendência de preços do bitcoin nos últimos meses e o bitcoin superou de fato a maioria das criptomoedas no mercado ao longo de 2018.

A Cboe e CME lançaram seu mercado futuro de bitcoin na primeira semana de dezembro. Antes do lançamento, o presidente da CME, Leo Melamed, confirmou os planos da CME de lançar seu mercado futuro de bitcoins já em novembro. Em 7 de novembro, Melamed declarou:

“Esse é um passo muito importante para a história do bitcoin … Nós vamos regulamentar, tornar o bitcoin não mais selvagem. Nós vamos domá-lo em um tipo regular de comércio com regras. ”

O otimismo e o entusiasmo demonstrados pelos executivos do Cboe e do CME levaram o mercado de criptomoedas a antecipar um aumento de curto prazo nos volumes e preços das moedas criptografadas. Em poucas semanas, o preço do bitcoin quase triplicou, e outras moedas como Ripple e Tron tiveram um aumento significativo no valor.

No entanto, o mercado de criptomoedas e os investidores dentro dele não reconheceram que, antes do mercado de futuros, o mercado global de criptomoedas não era tão líquido, e os volumes diários de negociação na maioria das bolsas eram relativamente baixos. A baixa liquidez do mercado de criptomoedas tornou mais fácil para os comerciantes de varejo e investidores institucionais no mercado público manipular os preços das criptomoedas.

Ainda ontem, 29 de março, o mercado futuro de bitcoins nas duas exchanges de opções Cboe e CME registrou volumes recordes. No entanto, o preço do bitcoin caiu de US $ 8.000 para US $ 7.300. Não houve muito interesse no mercado de criptomoedas de investidores institucionais no Ocidente, enquanto em regiões como Japão e Coréia do Sul, investidores institucionais já começaram a injetar dinheiro no mercado.

O presidente do banco de remessas de criptomoedas Abra, Bill Barhydt, declarou:

Realmente não existe dinheiro institucional do ocidente investido em larga escala em criptomoedas neste momento. Isso está acontecendo principalmente no Japão. Uma vez que uma quantidade considerável de dinheiro institucional ocidental começa a entrar no mercado – cuidado.

Onde está o mercado agora?

O preço do bitcoin está exatamente onde estava antes do lançamento do mercado futuro de bitcoin em novembro. Uma notícia otimista dos últimos 4 meses é que, em comparação com outubro e novembro de 2017, os volumes em bolsas de criptomoedas, excluindo os mercados futuros nos EUA, aumentaram significativamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome